“Aviso aos navegantes” é uma antiga expressão de alerta usada para orientar a navegação costeira sobre intempéries e outros eventos que pudessem afetar o curso das embarcações.

Hoje, os mares são outros: navegar também significa explorar a Internet e usufruir de uma imensidão de informações, conteúdos diversos, entretenimento e, sobretudo, comunicar-se com uma rede de conexões sem fim.

É, de fato, muito sedutor e marujos de todas as idades têm se aventurado mar adentro. Bem, às vezes se perdem por ali.

Convenhamos, não é nada fácil navegar por essa quantidade de possibilidades oferecida com uma velocidade tal, que não há bússola ou carta náutica que dê conta de orientar. O jeito é jogarmos uma boia aqui, outra ali e irmos nos salvando uns aos outros.

Sendo assim, aqui vai uma contribuição  sobre o tópico convite de conexão no Linkedin.

O Linkedin, diferente de outras mídias sociais como o Facebook ou Instagram é uma rede para uso predominantemente profissional. Ampliar a nossa rede é interessante, mas o que agrega mais valor não é a quantidade de conexões e sim a força da rede construída. Uma rede forte é aquela que sustenta as necessidades do usuário, tanto quanto ele é capaz de servi-la. A relação de reciprocidade é fundamental.

A melhor maneira de construir uma rede de qualidade é estabelecer critérios tanto para convidar quanto para aceitar convites. É preciso ter clareza sobre estas questões: “Quem me interessa?” e “Para quem eu sou interessante?”

E no momento de pedir uma conexão é muito importante personalizar o convite. Usar o padrão “faça parte da minha rede no Linkedin”, sem acrescentar alguma referência, sugere que o convidado é apenas mais um número em nossa rede. É mais produtivo, por exemplo, fazê-lo se lembrar que nos conheceu em certo evento, informar se houve indicação de um amigo comum, comentar se gostamos da palestra que ele ministrou, do artigo que escreveu ou mesmo dizer objetivamente se precisamos de algo que ele possa atender.  É muito mais fácil ser aceito quando nossa intenção é conhecida.

Boa navegação!